segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Carta Pastoral - Marçonaria


TOMEI A LIBERDADE DE REPRODUZIR ESTA CARTA DAS ORGANIZAÇÕES METODISTA NO BRASIL POR, SE POSICIONAREM DIANTE DE TAL FATO ASSUMINDO O QUE MUITAS ORGANIZAÇÕES PREFEREM MANTER EM SECRETO. ( A Deus toda Honra e Toda Glória) -Odem de Almeida Santos

Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL
web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br
Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632



Maçonaria



Carta Pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista



Edição Revisada - 2008



Sumário



Apresentação ............................................................................. Página 2



I - Introdução ............................................................................. Página 2



II - A Igreja em missão ............................................................................. Página 3



III - A Maçonaria ............................................................................. Página 4



IV - A Igreja e a Maçonaria ............................................................................. Página 4



V - Orientações ao povo metodista



sobre o relacionamento com a

Maçonaria e outras sociedades



secretas. ............................................................................. Página 8



Página 2 de 6



_______________________________________________________________________________________



Sede Nacional da Igreja Metodista

Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL

web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br

Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632



Apresentação



O Colégio Episcopal da Igreja Metodista tem como competência canônica orientar a Igreja quanto à doutrina e aos princípios de fé e ética, e zelar pela unidade cristã. Tendo em vista a incumbência recebida do XVI
Concílio Geral, de elaborar e oferecer aos metodistas orientação sobre o relacionamento com a Maçonaria,
coloca nas mãos do povo chamado metodista esta Carta Pastoral.
Como tudo em nossa Igreja deve ser feito visando a Missão, esta Carta deve ser vista a partir da perspectiva missionária. A apresentação do seu conteúdo foi feita de forma a orientar a família metodista e, ao mesmo tempo, enfocar sua tarefa missionária. Esta Pastoral é um texto sobre os metodistas e sua missão, sua relação com a Maçonaria e, finalmente, algumas recomendações.
Este documento procura esclarecer, responsabilizar e orientar. Nós, Bispos da Igreja Metodista, esperamos
que o presente documento venha ajudar a todos os irmãos e irmãs, clérigos/as ou leigos/as, a buscar a  sabedoria de Deus, fortalecendo-se para cumprir com êxito a gloriosa missão de ser sal da terra e luz do mundo.
É uma Carta Pastoral. Não se trata de um documento inibidor, proibitivo, tampouco de incentivo.

I - Introdução

O princípio básico ensinado pelo Senhor Jesus continua em vigor: buscar o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6.33). Assim, todos/as os/as metodistas, crendo em Cristo como seu Salvador e estudando a Palavra de Deus constantemente, devem participar comprometida e responsavelmente do trabalho em suas igrejas para a expansão do Reino e produzir atos de piedade e obras de misericórdia, sempre na comunhão com os demais membros da igreja.
Sabemos que os metodistas, através da presença em todos os ambientes, tornam-se conhecidos das associações filantrópicas, culturais, sociais, políticas e filosóficas que trabalham para o progresso e a melhoria da qualidade de vida humana. Assim como no desempenho de nossa missão evangélica, social e educacional, convidamos pessoas de todas as classes a aceitar o Evangelho,membros de outras instituições convidam evangélicos a participar de suas reuniões e projetos.
Necessitamos de sabedoria e ousadia para cumprir cabalmente nossos ministérios com firmeza, amor, equilíbrio, sem medo e com bom senso. Entretanto, é necessário que observemos o modo de vida do povo com quem vamos nos relacionar, dando apoio aos que exercem diaconia, na igreja e fora dela.
Uma das riquezas do metodismo está no fato de ter adotado, desde cedo, um princípio que ajuda
muito a nortear a vida e os relacionamentos dos seus membros entre si e na sociedade em geral: no
essencial a unidade; no não-essencial, a liberdade; em tudo, a caridade (o amor). Temos de manter
o mesmo pensamento e a mesma postura com respeito aos pontos doutrinários básicos da fé cristã
(Ef 4.1-4). E a nós foi dada a liberdade para pensar e agir de maneiras diferentes uns dos outros nos
pontos secundários, isto é, naquilo que não é fundamental para a salvação. O mais importante é que, em todos os pontos, sejamos amorosos (Rm 12.9-10), acolhendo (Rm 15.7), tratando bem, suportando e ajudando uns aos outros (Cl3.12-15). Seguindo esta prática, a nossa tradição protestante e metodista tem considerado a participação pessoal do membro da igreja em trabalhos de outras associações somente naquilo que não fere o seu compromisso com o Evangelho.

Página 3 de 6



_______________________________________________________________________________________



Sede Nacional da Igreja Metodista



Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL

web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br

Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632



II - A Igreja em missão



Deus constituiu seu povo para ser uma bênção para todas as nações da terra (Gn 3.1-3). A Igreja, que nasceu no ambiente israelita, por intermédio da pessoa e obra de Jesus, também tem essa missão de transmitir ao mundo a bênção do Pai Celestial (Mt 28.18-20). Como membros da Igreja, que é o corpo de Cristo, somos chamados a comunicar a sua mensagem em todas as direções (Atos

1.8).
Nesse movimento de ir e pregar, de ensinar e agir em nome de Jesus na terra, os discípulos se relacionam com muitas pessoas e muitos grupos. Nessa caminhada, podem surgir questões sobre com quem podemos colaborar e de quem é lícito aceitar cooperação. As iniciativas humanas são muitas, a cada dia surgem novas maneiras de trabalhar, as escalas de valores são variadas, as intenções e finalidades são também diversificadas. Algumas organizações são efêmeras e locais, outras conseguem se tornar mais duradouras e universais. Os grupos e associações se formam quase sempre com objetivos nobres, afirmando visar o bem-estar coletivo, a melhoria de vida e o aperfeiçoamento do ser humano.
Os cristãos convictos têm a consciência de pertencer a uma corporação divina e humana, mantêm a dimensão vertical da vida em relacionamento íntimo com Deus, e a dimensão horizontal, no serviço ao próximo em nome do Senhor. Como divina, a Igreja é eterna e como humana é instituição temporal, militante e local. Os motivos para a Igreja agir são divinos. O palco dessa ação é a sociedade na qual homens e mulheres sofrem pressões de todos os lados e carecem da graça de Deus, mas também são capazes de investir e construir, plantar e colher, pensar e elaborar projetos.São pessoas que, de muitas maneiras, empregam seus recursos e seus conhecimentos em atividades proveitosas, com visão altruísta, perspectiva avançada e chegam a produzir resultados satisfatórios.Precisamos, portanto, ter discernimento e serenidade, prudência e simplicidade, sabedoria de Deus e preparação pessoal em nossas atitudes cristãs. A Igreja vive como sociedade alternativa em meio à sociedade maior que a cerca e como seus membros pertencemos a ambas. Estamos em missão e dependemos constantemente da iluminação do Espírito Santo e do estudo das Escrituras para saber onde, quando, como e com quem trabalhar, na qualidade de procuradores do Senhor, até que Ele venha.
A Igreja Metodista "cumpre a sua missão realizando o culto de Deus, pregando a sua Palavra, ministrando os sacramentos, promovendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressiva, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo" (Art. 3° da Constituição da Igreja Metodista).
A Igreja Metodista "adota os princípios de fé aceitos pelo Metodismo Universal, os quais têm por fundamento as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, testemunho escrito da revelação
divina, dado por homens movidos pelo Espírito Santo, as quais contêm tudo quanto é necessário para
a salvação e são suficiente regra de fé e pratica para os cristãos" (Art. 4° da Constituição da Igreja

Metodista).



Página 4 de 6



_______________________________________________________________________________________



Sede Nacional da Igreja Metodista



Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL

web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br

Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632



III - A Maçonaria



Considerando a natureza da Instituição Maçônica, fica evidente a dificuldade em elaborar um documento a partir de literatura conhecida. Há uma grande variedade de afirmações sobre a
Maçonaria. Há radicalismos em todas as direções, seja a favor dessa instituição ou contra ela. Servimo-nos, assim, das informações advindas de maçons de reconhecida fidelidade e dedicação à causa metodista e de alguns valiosos documentos ao alcance.
Documentos oficiais declaram que a Maçonaria não é religião, nem prega credo religioso algum.
Segundo esses documentos, trata-se de uma instituição eminentemente filantrópica, filosófica e social, tendo como sua divisa liberdade, igualdade, fraternidade para o bem do indivíduo, da família, da sociedade, da pátria e da humanidade em geral.
Há documentos históricos afirmando que os maçons constituíram a força principal para a proclamação da Independência e também da República. Promoveram a separação entre a Igreja e o
Estado; a extinção da escravidão; a instituição do registro civil de nascimento, casamento e óbito; a criação de escolas gratuitas de ensino fundamental para crianças e adultos; a instituição do direito dos não-católicos sepultarem seus mortos nos cemitérios e outros direitos civis. Organizaram-se de forma eficaz e romperam assim com os poderes autoritários religiosos e seculares, garantindo a liberdade para todas as pessoas. Ainda hoje continuam atuando no campo da ação comunitária, cultural e educativa, de maneira discreta e dentro de sua filosofia humanitária.
No entanto, em que pesem as afirmações dos documentos maçons, observa-se que a Maçonaria desenvolve ritos religiosos e cerimônias de cunho religioso, caracterizando-se como um grupo que professa celebrações eminentemente religiosas, tais como rito de iniciação, votos religiosos e outras atividades litúrgicas como, por exemplo, ofícios fúnebres, adoção de crianças (lowton), confirmação de casamento, doutrinação de jovens. Além disto, as Lojas Maçônicas usam' templos com altar e outros utensílios específicos para a realização de cerimônias religiosas cujas lojas são profundamente inspiradas no templo de Salomão, templos Assírios, Egípcios e Cristãos da Idade Média. Nessa direção, encontramos literatura produzida por autores maçons que fazem afirmações no sentido de a Maçonaria ser uma religião e como tal exigem profissão de fé e conversão para ser maçon com exigência de silêncio e fidelidade absoluta a seus princípios (LANDMARKS) na escala de graus.

IV - A Igreja e a Maçonaria


A Igreja Metodista sempre manteve relações cordiais e respeitosas e nunca negou os serviços prestados pela maçonaria ao povo em geral. Nossos membros maçons, em sua maioria, souberam manter as boas relações, dando e recebendo colaboração. Não há hostilidade. Em certas épocas da história, parte do clero romano foi quem viu razões para se manifestar contra e perseguir os maçons, os judeus e os protestantes. O desejável é continuar com serenidade a tarefa cristã, segundo a recomendação do apóstolo: "cada um veja como edifica" (1 Co 3.10-13), pois prestará conta de seus atos. O/a crente metodista deve ser produtivo/a em todo o tempo e fiel até o fim a sua profissão de fé, ciente de que cabe a Deus a avaliação das nossas realizações. O/a metodista, entretanto, deve cuidar para que seus relacionamentos, quaisquer que sejam,
não venham impedir o desempenho do ministério, conforme os dons que recebeu, e negar sua experiência cristã e fé, através declarações ou ações. A Igreja é divina e humana, e precisa ser uma comunhão de santos que se respeitem mutuamente e cooperem para o crescimento do Reino, na multiforme graça (1 Pd 4.10) e na diversidade de formas de atuação (Rm 12.4-8; 1 Co 12.4). Em todos os locais, articulados com outros grupos ou não, os metodistas são chamados a somar, a

Página 5 de 6



_______________________________________________________________________________________


Sede Nacional da Igreja Metodista
Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL
web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br
Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632



ajudar, a dar o sabor, a exalar o perfume de Cristo (2 Co 2.15). Não somos do mundo, mas estamos no mundo (]o 17.15s).
Há uma polêmica em relação à Maçonaria pontuada em dois aspectos, pelo menos: 1) o ritualismo
religioso que a identifica como uma seita religiosa; e 2) votos secretos e seus códigos que não podem ser revelados em hipótese alguma. Para nós, esses dois aspectos ferem a tradição bíblica, teológica e doutrinária da Igreja Evangélica. Na Pastoral sobre o Ecumenismo (outubro 99), afirmamos o seguinte: "Não é aceitável para nós celebrações com grupos religiosos que não sejam reconhecidamente da tradição cristã" e "nossa vocação ecumênica nos leva a ter uma atitude de respeito e amor para com outras tradições religiosas. Esse respeito - que necessariamente também se estende aos membros da nossa própria comunidade - tem que ser ainda mais evidente quando nos reunimos para louvar a Deus e celebrar a nossa unidade em Jesus Cristo. Outrossim, reafirmamos a nossa disposição em dialogar com outras expressões de fé, principalmente no que diz respeito aos grandes desafios da luta pela justiça, paz e integridade de criação".
Estas orientações da Pastoral sobre o Ecumenismo servem para o relacionamento com a Maçonaria. Os membros da Igreja Metodista que ainda permanecem maçom devem discernir sobre os possíveis ritos religiosos que venham a ser praticados no contexto da Maçonaria e ir em busca de orientação pastoral afim de verificar se encontram fundamentação nas nossas tradições bíblicas e cristãs. As informações que circulam a favor e contra a Maçonaria são suficientes para se criar por esta carta o pastoreio dos metodistas, principalmente em face do Art. 8, § 2º da Seção I dos Cânones de 2007, que estabelece uma legislação sobre o assunto. É recomendado um exame pessoal e crítico dos ritos e compromissos assumidos pela filiação a essa sociedade secreta e outras, evitando que, em qualquer situação, sejam negados os votos assumidos com o Reino de Deus e com a Igreja, Corpo Vivo de Cristo. O apóstolo Paulo orienta aos tessalonicenses que julguem todas as coisas e retenham o que é bom (1 Ts 5.21) e recomenda que a igreja se abstenha das aparências do mal (1 Ts 5.22).
Esta recomendação é válida para ser aplicada em relação aos demais grupos e associações existentes no país ou que venham a ser criadas.Há outras sociedades chamadas secretas no Brasil e no mundo. Não há como nominar todas elas, pois se pode incorrer no erro de identificar associações que não se caracterizam como sociedades secretas e deixar fora outras que têm essa característica. O importante é a análise crítica das instituições antes de assumir compromissos de qualquer ordem.
Portanto, nesta Carta Pastoral, enfatizamos o equilíbrio para viver o cotidiano e a atitude de compreensão em todos os relacionamentos. Assim recomendaram os apóstolos. Eles mesmos deram o bom exemplo. Não gastaram tempo em discussões sobre questões menores, que devem ser resolvidas pelo cristão diligente e conhecedor das Sagradas Escrituras. Orientações neste sentido estão presentes nas cartas pastorais (1 Tm 6.20; Tt 1.14). Os apóstolos foram combativos, isto sim, na proclamação, no ensino e no testemunho em todos os lugares possíveis. E zelaram por esclarecer pontos doutrinários em que pessoas com idéias contrárias à doutrina dos apóstolos tentavam interferir com suas opiniões, causando confusão nas igrejas.



Página 6 de 6



_______________________________________________________________________________________


Sede Nacional da Igreja Metodista
Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL
web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br
Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632


V - Orientações ao povo metodista sobre o relacionamento com a Maçonaria e outras



sociedades secretas



1. Sociedades Secretas e de Associações Religiosas que não professem os princípios de fé aceitos pelo Metodismo Universal, tampouco recomenda que os membros da Igreja Metodista façam votos nessas sociedades secretas que venham a ser uma negação da sua experiência e doutrinas básicas da fé cristã.
O Colégio Episcopal não recomenda que membros da Igreja Metodista participem de

2. sociedade chamada secreta devem observar os compromissos a serem assumidos e verificar sua fundamentação bíblica, teológica e doutrinária. Os pastores e as pastoras devem estar àdisposição para ajudar nesse discernimento. Membros da Igreja Metodista que sejam convidados/as a participar da Maçonaria ou outra

3. compreensão da Igreja, sem que outros maçons sejam ridicularizados ou discriminados.Membros da Igreja Metodista que desejam afastar-se da Maçonaria deverão ter o apoio e a

4.
ambiente reservado e sigiloso do gabinete pastoral.Orientações e aconselhamentos sobre o assunto devem ser feitos, preferencialmente, no

5. participação na Igreja e seus órgãos, no entanto, estes não devem exercer qualquer ação discipuladora sobre metodistas não maçons. A tolerância deve marcar nossos relacionamentos.
Não deve haver cerceamento da liberdade aos membros filiados à Maçonaria para a

6. a fé, a paz e a justiça social, sem ferir seus votos como membros da Igreja e sem negar os princípios do Evangelho de Jesus Cristo.
O Colégio Episcopal incentiva a participação dos/as metodistas em instituições que promovam

7.causa deste Reino renunciamos, santificamos nossas vidas, perdoamos, amamos e cultivamos a unidade e a tolerância.

Nossa esperança e oração é que não somente os metodistas, mas todos os evangélicos aprofundem cada vez mais sua sensibilidade, tendo sempre presente na mente e no coração o desafio da Palavra de Deus: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas



cousas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33).



São Paulo, 22 de agosto de 2008.



O Colégio Episcopal reafirma que o Reino de Deus é prioridade para todos os metodistas. Por

Bispo João Carlos Lopes



Presidente do Colégio Episcopal



Bispo Adonias Pereira do Lago



Secretário do Colégio Episcopal



TOMEI A LIBERDADE DE REPRODUZIR ESTA CARTA DAS ORGANIZAÇÕES METODISTA NO BRASIL POR, SE POSICIONAREM DIANTE DE TAL FATO ASSUMINDO O QUE MUITAS ORGANIZAÇÕES PREFEREM MANTER EM SECRETO. ( A Deus toda Honra e Toda Glória) -Odem de Almeida Santos









Página 1 de 6



_______________________________________________________________________________________



Sede Nacional da Igreja Metodista

Nenhum comentário: