terça-feira, 26 de agosto de 2014

Abro mão, de todo meu entendimento, para ter, o entendimento de Cristo.


 Formação acadêmica do Apostolo Paulo.

Estudar a vida do apostolo Paulo deve-se levar a entender como era sua formação intelectual para tanto deve se atentar para a seguinte questão:Qual era a formação acadêmica de um homem que fez contribuições para o cristianismo a um nível tão elevado?
        Quando é pronunciado a palavra  fariseu ,logo se vem a memória a palavra “falsidade”ou algo parecido.Mas a formação de Paulo foi uma formação farisaica no sentido original da palavra ,que significa “separado” para o judaísmo.
        Conforme  os costumes judeus da época ,Paulo deve ter recebido sua formação como judeu na casa de seus pais .Paulo era de formação judaica da tribo de Benjamin.Em seguida recebeu educação na sinagoga local, em Tarso,que que promovia formação básica comum aos judeus . .
        Paulo aos quinze  anos teve de se mudar para Jerusalém ,para continuar seus estudos a fim de se tornar Rabi.Estudar em Jerusalém era buscar o grau mais elevado de formação acadêmica para qualquer judeu do mundo todo.
         A Formação que compreendia   :aprender a ler escrever ;o estudo da lei e da história do povo ;a transmissão da sabedoria  ,no qual era um de seus pontos forte e isso lhe dará uma base muito sólida para a escrita de suas cartas . O método usado era repetitivo ,pergunta e resposta;repetir e decorar ;insistência na disciplina e na convivência.
         Além dessa formação  básica, Paulo recebeu uma formação superior na cidade de Jerusalém.Desde de sua juventude ,estudou aos pés de Gamaliel,pois esse mestre lecionava de pé e os jovens sentados ouviam esse grande mestre lecionar (BORTOLINE, p32,2003)
          Gamaliel foi discípulo de de Hillel, ao qual foi u personagem famoso já nos tempos de Jesus ,era de um caráter reflexivo e conciliador cuja corrente teológica se opunha ao da lei  defendido pela escola de Shammai . E essa flexibilidade e espírito de conciliação recebido através de Gamaliel para Paulo foram importante  no modo como ele  educa as comunidade que ele funda mais tarde .
         Além disso, ainda em Tarso,provavelmente aprendeu  a cultura grega que conhecia e usava para seus discursos , em (At:17), Quando ele debate com filósofos gregos ,se vê então uma percepção da intelectualidade do apóstolo,Ele mesmo declara  que foi um aluno aplicado e esforçado(Fm3.6).
          A formação  teológica  de Paulo era igual à dos rabinos.Ele conhecia as regras da interpretação das escrituras .O estudo superior abrangia   as seguintes quatro matérias
1.       Estudo da Lei,chamada tora, através de leituras freqüentes, até conhecê-la de cor.
2.       Estudo da Halaká,isto é,da tradição dos antigos.A Halaka procurava regulamentar a vida do povo de acordo com a lei.Era a chamada tradição oral e tinha tanto valor e autoridade quanto o texto escrito da lei. Paulo estudo a Hlaká com fariseus e não a dos saduceus (Fm3.5;At23.6-8).
3.       Estudo da Hagadá, isto é,das história s do passado ,descritas na Bíblia .A maneira que se usava para lembrar e contar as histórias do passado capacitava o aluno a ler os fatos do seu tempo à luz da fé .
4.       As regras do Midrash,isto é, da interpretação da Bíblia. Midrash significa busca ,do verbo darash,ou seja :busca .indica a busca no sentido de que a sagrada Escritura na vertente da educação cristã tem para a vida das pessoas.
    “Quem não senta para aprender,não pode levantar para ensinar”.


 Texto extraido do Blog de ARNOLLD STARLLEY

Nenhum comentário: